O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, assinou contratos-programa com as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, reforçando o apoio municipal às entidades que diariamente desenvolvem um trabalho essencial junto da comunidade local.
Estes contratos visam fortalecer a atuação das IPSS nas áreas sociais mais sensíveis, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Para Frederico Sousa, este apoio “traduz o firme compromisso da Câmara Municipal de Lagoa com o reforço e valorização das IPSS do concelho, reconhecendo o papel absolutamente determinante que estas instituições desempenham na promoção do bem-estar social”.
O autarca destacou ainda a importância do trabalho desenvolvido ao nível da infância, através das creches e dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), bem como no apoio à população sénior, nomeadamente por meio dos serviços de apoio domiciliário, centros de dia e lares de idosos, áreas fundamentais para garantir qualidade de vida, proximidade e dignidade aos munícipes.
Na ocasião, Frederico Sousa agradeceu a presença de todos, enaltecendo “o empenho, a dedicação e o trabalho árduo desenvolvido, muitas vezes de forma voluntária, ao serviço destas instituições, sublinhando ainda que, nos dias de hoje, é cada vez mais difícil mobilizar pessoas e encontrar membros voluntários disponíveis para integrar e apoiar este tipo de entidades”.
No âmbito destes contratos-programa, foram atribuídos apoios financeiros ao Centro Social e Cultural do Cabouco; à Casa do Povo de Água de Pau; ao Centro Social e Cultural da Atalhada; ao Centro Social e Paroquial do Cabouco – “O Ninho”; à Santa Casa da Misericórdia; ao Centro Sociocultural de São Pedro e ao Centro Social de N. Sra. do Rosário.
De salientar que os contratos-programa agora assinados representam um investimento global de cerca de 335 mil euros, montante que será transferido pela Câmara Municipal de Lagoa de forma faseada, através de duodécimos.

